Três medidas essenciais para a sucessão da indústria cerâmica

Muitos empresários bem-sucedidos no ramo da cerâmica vermelha enfrentam um grave problema após ver que o implacável tempo passou e deixou uma necessidade: a sucessão da sua cerâmica.
O que pode ser um problema caso essa necessidade não tenha sido planejada com antecedência.
Conduzir uma cerâmica na cabeça de quem a originou é uma tarefa relativamente fácil, pois com o tempo as coisas foram mudando pouco a pouco e a pessoa a frente dessa administração se acostumou com as nuances. No entanto, passar o bastão para outra pessoa pode ser uma tarefa difícil.
Alguns empresários do ramo da cerâmica têm poucos filhos, algumas vezes esses poucos filhos não tiveram uma vida ativa na cerâmica, estudaram fora, formaram-se em outras áreas, às vezes áreas de atuação bem desconectadas com as atividades da cerâmica. Além, é claro da falta de disposição desses sucessores em adotar o estilo de vida corrido, do gestor de cerâmica.
São muitas coisas que podem tornar essa sucessão do negócio um verdadeiro desafio.
Mas existem algumas medidas que podem ser tomadas para minimizar essas dificuldades e não deixar o seu negócio lucrativo desaparecer.
1.Organizar a gestão
A primeira medida a ser tomada é organizar a gestão da sua cerâmica, essa organização consiste primeiramente em adotar um bom software de gestão para sua fábrica, como o Tijol. Esse sistema deve contemplar seu processo de ponta a ponta, desde a extração da argila até a venda e expedição dos produtos acabados. Isso fará com que toda a sua atividade esteja organizada e concretada em um só local, facilitando para que pessoas mais jovens tenham uma visão mais clara do que está acontecendo na empresa.
2.Criar processos BPMN
Se você chegou no estágio de fazer uma sucessão da sua fábrica, isso significa que não pretende mais fazer novos investimentos como, mudar forma de produzir ou de secar, construir novos fornos ou novas infraestruturas. Logo esse é o momento ideal para criar seus BPMNs e deixar claro para novos membros da empresa como funcionam as atividades, assim eles entenderão de maneira clara e objetiva.
Parece ser difícil, mas acredite, não é. BPMN, que significa Business Process Model and Notation, é uma notação gráfica padrão utilizada para representar processos de negócio de forma visual e padronizada. É uma linguagem visual que ajuda a compreender, documentar e otimizar fluxos de trabalho, tornando-os mais eficientes.
Na prática, fazer isso é o mesmo que transcrever os segredos da sua gestão para um papel como se fosse um mapa do tesouro.
Abaixo um exemplo de BPMN de compras de uma indústria cerâmica.

3.Identificação e preparação dos sucessores
Após organizar a gestão e criar BPMN dos principais processos da empresa, você precisa focar na identificação e na preparação dos sucessores. Caso não tenha filhos ou herdeiros aptos para tal, existe a possibilidade de terceirizar essa missão a outras pessoas menos correlacionadas como: funcionários mais antigos de confiança, fornecendo ao mesmo uma remuneração mais elaborada ou parentes de grau secundário, como um irmão, por exemplo.
Se você tem um filho de outra área, como médico ou advogado existe a possibilidade de convencê-lo a participar da então organizada cerâmica que agora conta com sistema de gestão de ponta a ponta e processos de trabalho bem definidos. Isso poderá convencê-lo que pode ser uma atividade extra na sua rotina e que não tem grandes dificuldades, pois ele poderá gerir esse negócio com um computador ou tablet de qualquer lugar, focando nos pontos cruciais e investindo pouco tempo nessa gestão.
Com o tempo, percebendo os lucros e o baixo esforço em gerir uma empresa bem-organizada, o sucessor poderá se apegar a atividade, como era o desejo do cedente.
Independente de qual seja o seu desafio em relação a sucessão da sua cerâmica, fato que não pode ser mudado, existe hoje essas medidas que tornam um negócio que pode ser embaraçado em um negócio fluido para quem está de fora.
Por: João Guilherme