Close

11 de junho de 2024

A dificuldade de implantar um sistema de informações na Indústria Cerâmica.

As empresas, especialmente as cerâmicas, enfrentam um dia a dia extremamente corrido, com poucas pessoas conduzindo as atividades administrativas e inúmeras demandas ocupando seu tempo. Muitas vezes, a percepção é de que é impossível encaixar uma nova metodologia de trabalho, destacando a dificuldade de implantar sistema na indústria cerâmica.

Consequentemente, muitas empresas lidam com sistemas antigos, defasados e pouco responsivos, onde o tempo das pessoas é lentamente minado. Uma atividade simples, como controlar a extração de argila, converter unidades de medida entre metro cúbico, tonelada e carga, e ter o fechamento estatístico do período, transforma-se em uma desafiadora maratona através de planilhas despadronizadas, exacerbando a dificuldade de implantar sistema na indústria cerâmica.

Além disso, há a dificuldade envolvida com o capital humano da empresa. Muitas vezes, apenas uma ou duas pessoas conseguem lidar com o sistema em operação, que requer muito treinamento para ser compreendido, adicionando à dificuldade de implantar sistema na indústria cerâmica.


Soluções Propostas para Facilitar a Migração de Software

Nós, da Tijol, somos especialistas em software e apaixonados por cerâmica. Por isso, propomos algumas medidas simples para tornar mais fácil a migração do software de gestão da sua cerâmica para uma solução mais especializada, que trará melhores resultados na sua atividade:

  1. Encontre motivação para migrar sua solução de gestão

Primeiramente, convencer-se da necessidade de evoluir continuamente a administração da sua cerâmica é essencial. Encontre motivos que façam sentido para você se empenhar um pouco de tempo em obter informações mais precisas e relevantes para a condução do seu negócio.

  1. Não se apegue ao histórico de dados

Um dos motivos mais frequentes de desistência na troca de sistema de informações é o receio de perder o histórico de dados registrados no sistema anterior. No entanto, após a migração, dentro de 12 ou 24 meses, todo esse histórico se torna um passado distante, no qual uma consulta raramente será executada. Analise quantas vezes este ano você fez consultas a resultados do ano anterior. A gestão moderna está focada em resultados de curto prazo. O ceramista precisa analisar os dados do mês anterior, ajustar a estratégia, aplicar mudanças e colher os resultados.

  1. Tome a iniciativa

Uma longa caminhada começa com o primeiro passo. Ao imaginar que uma tarefa será muito longa e difícil de implementar, temos a tendência de protelar. Portanto, o segredo é simplesmente começar. Se uma tarefa aparentemente grande for dividida em várias partes pequenas, basta ir concluindo cada uma delas, assim como subir uma escada com vários degraus. Em poucos minutos, você olha para trás e percebe que não foi tão difícil quanto parecia.

  1. Simplifique o processo

A atividade cerâmica é relativamente simples se comparada a outros setores da economia. A quantidade de cadastros de contatos, produtos e demais auxiliares é relativamente pequena. Compare a sua cerâmica com um supermercado ou uma loja de suprimentos, por exemplo. Para quem é ceramista, o desafio é menor.

  1. Avalie o suporte da nova solução

Ao escolher o novo software, é fundamental saber quem está por trás dele, a equipe que fará a manutenção do sistema e a qualidade da comunicação. Antes de fazer a contratação, faça uma demonstração e avalie principalmente o atendimento, para ter certeza de que, ao iniciar o processo de migração, você não será surpreendido pela falta de apoio da equipe técnica.


Benefícios da Migração para um Novo Sistema de Gestão

Embora esteja à frente da administração da sua cerâmica, com pouco tempo e muitas tarefas a executar, encontre motivos para economizar tempo e obter melhores resultados para sua cerâmica. Acredite, a mudança é possível e os benefícios são imensos. Com a Tijol ao seu lado, a transição será mais tranquila e os resultados mais eficazes. Vamos transformar a gestão da sua cerâmica juntos!

Instagram: @Tijol.ERP

João Modenesi

Ceramista e Co-Fundador da Tijol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *